Logo IBRADIMEC
Olá, seja muito bem-vindo ao site!
Quem analisa a movimentação dos preços do mercado de capitais via análise técnica (ou price action), ou seja, analisando gráficos, utiliza muitos indicadores técnicos como ferramenta de apoio para a tomada de decisão.
É primordial que o investidor esteja consciente da natureza do investimento que está fazendo e dos riscos envolvidos. Desse modo, este artigo visa lançar algumas luzes sobre a compra de ações, realçando alguns pontos de atenção necessários para uma operação consciente.
A teoria de Dow é extremamente utilizada por quem investe ou especula no mercado utilizando-se da análise técnica (price action ou grafismo), ou seja, é utilizada pela maioria dos operadores de mercado.
O investimento em ações é um ato de confiança. Embora nem sempre seja fruto de uma decisão racional, ao comprar ações de uma empresa o investidor está escolhendo o projeto daquela empresa em detrimento de outras opções disponíveis no mercado.
Quando um país de terceiro mundo resolve oferecer juros reais baixos ou negativos, ocorre a desvalorização de sua moeda frente ao dólar. Podemos observar que desde 2016, quando a Selic passou de 14,25% até 2% recentemente, o dólar se valorizou mais de 73% (saiu de R$ 3,25 e chegou próximo de R$ 6,00 em 2020). Uma moeda desvalorizada é uma nação empobrecida.
Ser sócio de uma empresa através da compra de ações é uma ótima forma de acumular capital. É preciso, no entanto, escolher bem as empresas que vão compor este portfólio para que sejamos parceiros de empresas lucrativas
Com a atual forte queda das ações da Petrobrás, devido as intervenções políticas, os céticos do mercado de ações – aqueles investidores que ainda não o compreendem e, por isso, não investem – ficam se perguntando se é possível perder todo o investimento aplicado em ações.
Um dos grandes desafios dos brasileiros é começar a investir. Após os passos iniciais, quando o investidor acredita que tudo deu certo e que não precisará fazer nada, vem o rebalanceamento da carteira.
É comum o interessado pelo mercado de capitais se perguntar se pode perder todo o investimento aplicado em ações e de que maneira ele poderá “ler” o mercado, ou seja, de que maneira poderá analisar as ações de determinada empresa para averiguar qual o melhor momento de compra (ou venda).
No mercado de capitais, informações relevantes são aquelas que podem afetar os fluxos de caixa futuros da empresa ou as expectativas futuras dos investidores, tanto que o conceito de informação relevante hoje é característica fundamental da informação contábil constante Estrutura Conceitual Básica.
Como é costumeiro nas crises, o mundo foi tomado por um pessimismo muito forte diante da incerteza desse cenário que se apresentava. O que fez com que os preços das ações no mundo desvalorizassem exageradamente em muitos casos.
O Mercado de Capitais é por essência um lugar onde a contabilidade se faz presente desde a origem, quando uma empresa recorre à Bolsa de Valores financiamento para suas atividades, até o momento que o investidor que busca remuneração para um capital, decide comprar aquele papel.
No Brasil, atualmente, pouco mais de 1% da população investe em Bolsa de Valores. Nos EUA, mais de 50% da população é investidora da Bolsa. Pelo perfil do investidor brasileiro, portanto, pode-se afirmar que as pessoas desconhecem os procedimentos da Bolsa de Valores e sequer sabem como acessá-la, na crença (equivocada) de que se trata de um meio de investimento extremamente difícil, caro e arriscado.
Ícone Telefone
ENTRE EM CONTATO:
Ícone Envelope
MANDE UM E-MAIL: